HOME 

Morre Papa Francisco, aos 88 anos, primeiro papa sul-americano

O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo Vaticano por volta das 2h35 do horário de Brasília (07h35 do horário local). Nos últimos meses, ele estava internado por diversas semana no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, por decorrência de uma bronquite.

Em fevereiro, foi noticiado que o Papa teria confidenciado a duas pessoas próximas que acreditava que não sobreviveria à internação. No entanto, ele teve alta em março, embora tenha continuado sob cuidados médicos.

Nos últimos dois anos, Francisco tem enfrentando diversos problemas de saúde, com episódios de bronquite, gripes e também quedas, como a que ocorreu em janeiro e acabou deixando-o com o braço imobilizado.

“Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse o Vaticano, em nota.

O Vaticano ainda não deu detalhes sobre o funeral do papa Francisco. A Igreja Católica deve se reunir nas próximas semanas para decidir quem será o novo papa.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano da história.

A última aparição de Francisco foi no Domingo de Páscoa. Ele celebrou com fiéis e abençoou os que marcaram presença na Praça São Pedro. “Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”, disse Francisco, com a voz se recuperando de uma pneumonia.

 

Related posts

Leave a Comment